(21)

(21)

Aditivo para Radiador

A aquisição do aditivo para radiador deve ser realizada com muita atenção, já que este composto pode ser encontrado em diferentes quantidades, em especial para que melhor atenda cada veículo e motor. Ainda sobre o aditivo, é crucial que ele seja fabricado com base em todas as normas estabelecidas por órgãos competentes, o que minimiza os riscos durante o uso e otimiza o funcionamento das estruturas beneficiadas.

Aditivo para radiador: Saiba o que é e conheça sua importância

Quem tem um automóvel em casa sabe que ele exige muitos cuidados, isso porque, na maioria das vezes, esse veículo é utilizado diariamente para trabalhar ou fazer outras atividades necessárias. Portanto, antes de sair de casa, os proprietários devem sempre verificar se está tudo em perfeito estado, e sempre que necessário, necessitam adicionar o aditivo para radiador, um produto totalmente importante.

Podemos dizer que o aditivo para radiador é um tipo de líquido especial para proteger o seu carro. Esse líquido pode ser considerado como um composto químico chamado de etilenoglicol, cuja base é o etileno. Porém, esses aditivos podem conter fórmulas e propriedades distintas. Existem, por exemplo, os aditivos orgânicos e os inorgânicos, que também se subdividem.

Por esse motivo, é sempre importante que os motoristas conheçam melhor como ele age e qual a sua importância no motor, assim sempre que puderem, vão saber analisar a hora correta para colocar no radiador do seu automóvel.

Qual a importância do aditivo para radiadores?

Antes de entender qual a importância dos aditivos para radiadores, é importante primeiramente que você saiba o que é radiador de automóveis e qual sua função. A partir dessa informação, ficará muito mais fácil compreender como o aditivo age dentro dele.

O radiador automotivo é um componente super importante, onde faz parte do sistema responsável pelo resfriamento da água que circula pelo motor, fazendo com que a temperatura não exceda os limites e aconteça algum problema no motor.

Ele é responsável por fazer a troca de calor da água, recebendo o líquido aquecido (água + aditivo para radiador), que circulou pelo motor para arrefece-lo e resfriou para que a mesma água volte, dessa vez fria. Normalmente, a maioria dos motores dos automóveis requer que a temperatura fique entre 95 e 120°C.

Por esse motivo, para que todo esse processo de resfriamento ocorra de maneira efetiva e sem problemas, o aditivo para radiadores deve ir dentro dele, o que acaba gerando uma proteção ainda maior para o motor e seus componentes.

Tipos de aditivos para radiadores

No mercado de aditivos para radiadores, existem 2 tipos de aditivos mais comuns e utilizados pelos motoristas, que são os orgânicos e os sintéticos. Os dois terão a mesma função no automóvel, que é reduzir a temperatura de congelamento e elevar o ponto de ebulição da água, além de ser útil para lubrificar a bomba d’água do veículo.

Mas para escolher a melhor opção para seu veículo, é importante que conheça um pouco sobre ambos.

Confira:

  • Aditivo orgânico: O aditivo orgânico é muito mais duradouro que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Sendo assim, possuem decomposição rápida, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente;
  • Aditivo sintético: O aditivo sintético é produzido a partir de substâncias não orgânicas, ou seja, não são biodegradáveis. Além disso, esses aditivos tendem a perder sua funcionalidade ao longo do tempo, reduzindo sua eficácia e vida útil.

Diferença entre aditivo e fluído para radiador

Na hora de adquirir a melhor opção para seu veículo, muitas pessoas podem ter dúvidas e acabam investindo em um produto que pensou ser o melhor. Por esse motivo, iremos mostrar qual a principal diferença entre ambos para que os motoristas saibam fazer a melhor escolha.

O aditivo e fluído de radiador são dois produtos que possuem a mesma função, que é proteger o sistema de arrefecimento contra corrosão e manter a temperatura dos componentes do motor. Mas isso não quer dizer que os dois consigam apresentar as mesmas características.

Veja as principais diferenças a seguir:

  • Aditivo: Para ser considerado um aditivo de radiador, o líquido deve passar por um procedimento especial e deve conter uma porcentagem específica de MEG (monoetilenoglicol) em sua composição, além de ser aprovado pelo INMETRO e seguir as normas ABNT;
  • Fluído: Já quando falamos do fluído de arrefecimento, podemos dizer que ele não possui nada disso, ou seja, o líquido não possui MEG em sua composição e não atende às normas. Portanto, não apresenta os requisitos que oferecem um produto de qualidade e, consequentemente, não vai conseguir desempenhar um papel eficiente no motor.

Portanto, se você está à procura de um aditivo para seu radiador da melhor qualidade, e que atenda todas as normas pré-estabelecidas, pode contar com a Lub Rio, uma companhia que atua no segmento de lubrificantes de alta performance, aliado aos mais modernos mecanismos de controle e manutenção.

Onde adquirir o melhor aditivo para radiador?

Para adquirir um os melhores lubrificantes, conte com o suporte da LUB RIO! Com um vasto catálogo de produtos, a empresa tem como objetivo entregar o melhor a seus clientes e está à sua disposição.

Entre em contato e saiba mais!

.